De acordo com Luiz Antônio Marcuschi, renomado linguista brasileiro, tipo textual ou tipologia textual é “uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas)”. Nesse sentido, os textos são agrupados em cinco categorias, classes, seguindo aspectos linguísticos e gramaticais:
- narração
- descrição
- argumentação
- exposição
- injunção
Para Marcuschi, cada um desses tipos de textos, embora seja categorizado segundo a intencionalidade comunicativa, apresenta propriedades linguísticas marcantes e não é influenciado pelo contexto das interlocuções. Assim, tais textos são diferenciados tanto pelos aspectos gramaticais, como o uso de tempos verbais, de construções frasais e de vocabulário, quanto pela sua estrutura, que caracteriza cada tipo.
Diferente dos tipos textuais, os gêneros textuais são constituídos na enunciação, nas relações sociais, cumprindo funções em situações comunicativas. Marcuschi define gênero textual como “uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica”. Nesse aspecto, é percebido que o gênero textual se efetiva nas relações sociocomunicativas e, por conseguinte, como tais relações são inúmeras, inúmeros também serão os gêneros textuais.
Enquanto os tipos textuais têm propriedades intrínsecas, imutáveis, os gêneros textuais estão envolvidos por fatores históricos, determinado pelas questões culturais, tecnológicas e sociais.
Situações sociais de uso Tipos de texto Capacidades de linguagens dominantes |
Gêneros orais e escritos |
|
Cultura literária ficcional NarrarContar uma história Ficcional coerente. |
conto maravilhoso fábula lenda narrativa de aventura narrativa de ficção científica narrativa de enigma narrativa mítica biografia romanceada |
romance romance histórico novela fantástica conto crônica literária adivinha piada etc. |
Documentação e memorização das ações humanas RelatarContar fatos ou experiências vividas, situando-as no tempo e no espaço |
relato de experiência vivida relato de viagem diário íntimo testemunho caso autobiografia curriculum vitae notícia |
reportagem crônica social crônica esportiva relato histórico ensaio ou perfil biográfico biografia etc. |
Discussão de problemas sociais controversos ArgumentarExpressar opinião, utilizando argumentos para defender um ponto de vista e convencer o interlocutor. |
texto de opinião diálogo argumentativo carta de leitor carta de reclamação carta de solicitação debate deliberativo debate regrado assembleia |
discurso de defesa (advocacia) discurso de acusação (advocacia) resenha crítica artigos de opinião ou assinados editorial ensaio etc. |
Transmissão e construção de saberes ExporApresentar diferentes formas do conhecimento |
texto expositivo (em livro didático) exposição oral seminário conferência comunicação oral palestra entrevista de especialista verbete |
artigo enciclopédico tomada de notas resumo de textos expositivos e explicativos resenha relatório científico relatório oral de experiência etc. |
Instruções e prescrições InstruirOrientar comportamentos |
instruções de montagem receita regulamento regras de jogo |
instruções de uso comandos diversos textos prescritivos etc. |
Fonte: CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012, p.37
Referências Bibliográficas:
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FARIAS, Sandra A. L. Silveira. Gêneros textuais em livros didáticos: uma análise de duas coleções do ensino médio. Dissertação (Dissertação de Mestrado em Letras) – UFBA. Salvador, 2013.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar; CLETO, Ciley. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura: ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Atual, 2012.